ARTIGOS

A distribuição de proteínas ao longo do dia não afeta a massa muscular?

                                      
                     

Sempre estamos discutindo e analisando o que sai de novo na literatura sobre consumo e distribuição de proteínas ao longo do dia. “Invocamos” o grande nome do Nutrient Timing aplicado à ingestão proteica (rsrsrs).

Hoje, gostaria de trazer novo estudo que sugere que a distribuição de proteínas não afeta a massa magra corporal em adultos mais velhos (KIM et al., 2017).
Já há algum tempo, alguns artigos mostram que uma distribuição de ingestão de proteína afeta o anabolismo muscular (Paddon-jones; Rasmussen, 2009). Neste novo estudo, adultos mais velhos consumiram um padrão de proteína semelhante, com proporções de 33% da proteína total no café da manhã, almoço e jantar ou um padrão desigual com 15/20/65%, durante 8 semanas.

O estudo mostra que não houve diferenças na massa magra entre os tratamentos, sugerindo que os padrões de distribuição de proteínas não importa para adultos mais velhos.
Mas ATENÇÃO nos detalhes: os sujeitos NÃO realizaram nenhum treino de força. A ingestão de proteína aumenta os ganhos de massa muscular, mas não é possível comer proteína proteína e sentar no sofá e esperar um aumento na massa muscular. Além disso, somentes 8 semanas de estudo? Sabendo que a intervenção é em idosos que possuem toda uma resposta fisiológica diferente, na minha opinião 8 semanas é um período muito curto para se avaliar alguma coisa!

Mesmo com uma ingestão proteica satisfatória ninguém esperaria aumento significativo na massa muscular. Mas, por outro lado talvez isso possa evitar uma perda de massa magra (apesar de que a recomendação de treinamento resistido para o idoso seja extremamente elevada).

Procure sempre um nutricionista competentes e atualizados!
Grande abraço

#qualidadedevida #projetosaúde #nutrição #nutriçãoesportiva #treino #vidasaudável #alimentaçãosaudável #emagrecimento #suplementos #suplementação #academia #nutricionista #musculação #massamagra #intensidadetotal #markofortes #realsportsnutrition

Referências
KIM, I.-Y. et al. Protein intake distribution pattern does not affect anabolic response, lean body mass, muscle strength or function over 8 weeks in older adults: A randomized-controlled trial. Clinical nutrition (Edinburgh, Scotland), p. 6–11, 3 mar. 2017.
PADDON-JONES, D.; RASMUSSEN, B. B. Dietary protein recommendations and the prevention of sarcopenia. Current opinion in clinical nutrition and metabolic care, v. 12, n. 1, p. 86–90, 2009.

voltar
© 2016 Todos os direitos reservados a MARKO FORTES